Praias, lagos e vilas

Praias, lagos e vilas - Ilha do Algodoal

Conhecer para viajar

Conheça a Ilha do Algodoal, antes de viajar




Localização da Ilha do Algodoal



Ilha do Algodoal
Continente Americano. América do Sul

Ilha do Algodoal
País: Brasil: Área do Brasil: 8.511.965 km2, População: 202.768.562. Renda-per-capta: 15.700 USD (2016)




Ilha do Algodoal
Localizada no Brasil no Estado do Pará: Área do Estado do Pará: 1.247.954 km,  População: 8.073.924. Renda-per-capta: 11.670,00 reais (2012)



Ilha do Algodoal
Mapa interativo

 



Capital do Estado Pará: Cidade de Belém. Belém faz parte da Região Metropolitana de Belém-RMB. A RMB é formada pelos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, e Castanhal. População da Região Metropolitana de Belém-RMB: 2.422.481. Veja foto abaixo da cidade de Belém.








Aeroportos: Aeroporto Internacional de Belém 
Informações telefones: 55+91-3210-6000, 3210-6039
Ouvidoria:0800 7271234 ou  55+91-3210-6018
Endereço: Av. Júlio César, s/n - Val-de-Cans, Belém - PA, 66115-970. 
Site: http://web04.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/para/aeroporto-internacional-de-belem/contatos.html




Município onde está localizada a Ilha do Algodoal

Município de Maracanã. Área: 857,2 km2, População: 28.376. Renda-per-capta: Não disponível.
Endereço da sede  do Município:  Av. Magalhães Barata, S/N- Centro. CEP: 68710-000 - Maracanã – PA-Brasil
          Telefone: 55+91-3448-1178  E.mail: Não disponível    Site oficial: Não disponível.




Área, história e origem do nome Algodoal
        
        Área da Ilha do Algodoal: 19 km2
História e origem do nome Algodoal
    História do nome Algodoa. Existem duas histórias: a mais aceita é que o nome Algodoal se deve a uma planta local que tem sementes com filetes brancos que lembram algodão.  A outra relata que as extensas dunas de areia branca da ilha, vistas de longe, pelos primeiros navegadores que ali aportaram, pareciam com algodão.
    O nome da grande Ilha onde está a Ilha do Algodoal é  Maiandeua que na língua tupi quer dizer mãe da terra. A Ilha do Algodoal é parte da Área de Proteção Ambiental (APA) denominada Ilha de Algodoal/Maiandeua. Na verdade, a Ilha do Algodoal é uma parte da Ilha de Maiandeua. No entanto, toda a ilha de Maiandeua é conhecida como Ilha do algodoal. 
  
A Ilha de Algodoal/Maiandeua, foi a primeira Unidade de Conservação (UC) litorânea do Pará.

Possui quatro Vila: Camboinha, Fortalezinha, Mocooca e Algodoal.

  Vila com maior estrutura para os turistas: Vila do Algodoal. É uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável instituída pela Lei Estadual número 5.621/90 de 27/11/1990.




  Continue lendo e vendo o conteúdo deste blog. Conheça  a Ilha do Algodoal, para depois viajar. Vá em frente.



Clima: Tropical

Comportamento do clima: temperatura média mensal de 27 graus centígrados. Chove nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Não chove ou chove muito pouco nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Média anual de insolação é de 2.200 horas por ano. Umidade entre 80 e 85%.


As praias, lagos e vilas 


Principais praias e lagos na Ilha do Algodoal/Maiandeua
Praias e lagos 

Vila de Algodoal




  Praia da princesa


   A origem do nome Praia da Princesa

  Dois pescadores contam que viram uma mulher linda e misteriosa na praia durante a noite e de repente ela desapareceu. De acordo com a lenda que esses homens ficaram ricos. Desta forma, quem avistar a princesa na praia, também ficará rico.

          A Vila de Algodoal é o local de maior visitação da Ilha.

          Tem a melhor estrutura para os turistas.

          Possui aproximadamente 14 km de extensão.

          A praia foi considerada uma das mais bonitas do país pela revista Time em 2010.

         Conta com bares e restaurantes, com apresentações de música ao vivo, de rock a carimbó     na alta temporada. 

       O acesso à praia é realizado por meio de um canal a partir da Vila de Algodoal, a pé, de      carroça ou de canoa, quando a maré está alta. Cuidado. Antes de sair caminhando, verifique a variação da maré. Caso o canal a ser atravessado, esteja enchendo, não se arrisque a atravessá-lo a pé ou nadando. No canal, enquanto enchendo ou enquanto cheio, existem correntezas que podem ser fatais. Informe-se sobre a variação da maré. O mais seguro é pegar a canoa, conforme descrito acima, para atravessar o canal. Por dois reais você garante a sua segurança
      
 Ao final da avenida principal da Ilha de Algodoal, você encontra barqueiros que prestam serviços em suas canoas para travessia canal que separa a vila para a praia. 

Você paga dois reais por pessoa para o barqueiro que o deixa do outro lado do canal.




   A partir do outro lado do canal você caminha, pela praia,  em torno de 15 minutos e vai encontrar uma curva na praia. 

   Nesta curva está a famosa barraca do côco. Sente, tome uma água de côco e relaxe. Aqui começa a  Praia da Princesa. 




Continue andando e você será premiado com uma vista deslumbrante da praia da Princesa.

  Na praia da Princesa existem várias barracas que vendem comidas e bebidas, sendo que algumas aceitam cartões de crédito e outras não. Então você deve levar algum dinheiro em espécie.





   Outra maneira para você ir para a Praia da Princesa é caminhando pela praia.   



   Para quem não deseja ir caminhando, pode "pegar" uma carroça e ir para a Praia   da Princesa. Custa  dez reais a corrida. Comporta até três pessoas em cada carroça.


   

   Na Praia da Princesa, na alta temporada, a concentração de pessoas fica no Bar da Pedra, tanto durante o dia quanto durante a noite, quando tem festas com bandas ao vivo. Depois do Bar da Pedra você encontra uma imensidão de praia. 


  Vá andando, na praia deserta, do Bar da Pedra até o maior canal que separa a Praia da Princesa da Praia de Fortalezinha

  Daqui para a frente a praia é totalmente deserta. Nesta caminhada, é você a praia, o mar, o vento e as dunas e uma imensidão

 Olhe no mapa abaixo o percurso que você vai andar, do Bar da Pedra até o grande canal para chegar em Fortalezinha. Disposição e bom preparo físico. Coragem.








Lago  da Princesa












   O Lago da Princesa possui água doce e escura, sua profundidade varia de acordo com o índice pluviométrico, e a areia ao redor é extremamente branca e de baixa granulometria. O acesso ao lago é a partir da Praia da Princesa, numa caminhada por trilhas de aproximadamente 30 minutos. 




Praia Mamede


 Praia do Mamede ou praia da chegada, é a praia onde se localiza o porto de embarque/desembarque de passageiros da Ilha do Algodoal das pessoas que vêm do Distrito de Marudá





Praia do Farol/Princesinha



Praia do Farol/Princesinha, localizada no acesso à Praia da Princesa e tem este nome pela presença do farol; e a Praia da Caixa d’Água, situada dentro da vila e que possui infraestrutura de bares e restaurantes. Fotos a seguir.







Praia do Mupéua

   Praia do Mupéua, um local paradisíaco e com ondas que permitem a prática de surf, mas onde não há infraestrutura para atendimento de turistas.




Praia de Fortalezinha


  A Praia de Fortalezinha possui uma extensão de sete quilômetros. Fortalezinha é uma vila bem arborizada e com bons ventos constantes, em função de sua localização. Seus moradores são hospitaleiros e costumam plantar flores em frente das suas casas. A vila possui uma arquitetura peculiar, através de construções em taipa de pilão e “barracos” em madeira. 







Vila de Mocooca


  Na Vila de Mocooca - a Praia de Mocooca, situada na confluência entre a Baía de Maracanã e o Furo do Mocooca, onde fica o outro acesso à APA. A Vila de Mocooca, uma típica vila de pescadores, está divida em parte baixa e parte alta, ligada por uma escada. Suas casas são construídas, em sua maioria, de paxiúba e miriti. A vila está situada numa localização estratégica, a 5 minutos do continente (atravessando o Furo do Mocooca). 



Vila Camboinha



  Camboinha – a Praia de Passagem, trecho entre as vilas de Algodoal e de Camboinha, onde está localizada a Pedra Chorona, outro ponto turístico da APA. 

  Camboinha é um pequeno vilarejo de pescadores, onde se destaca pela pesca do camarão e a produção de farinha.
  
Problemas na Vila da Camboinha


   É impressionante a quantidade de lixos plásticos, garrafas pet sacos plásticos que está acumulado na pequena e rústica vila. Entendemos que os moradores devem se reunir em cooperativas e procederam a limpeza da limpeza que é tão pequena. É visível nos mangues garrafas pets e sacos plásticos dependurados nas raízes aéreas dos manguezais.

Foto do autor

Turista passeando pela Vila de Camboinha. Foto do autor.





Turista passeando pela Vila de Camboinha. Foto do autor




Outros problemas na Ilha do Algodoal

Cachorros e gatos
       
    Na ilha de Algodoal, existem muitos cachorros e gatos abandonados. O poder público deve agir de imediato para evitar uma epidemia e um problema de saúde pública em breve na Ilha do algodoal. Os cachorros e gatos são tantos que circulam livremente pelos restaurantes e pousadas.

Cavalos


   Há relatos de que alguns carroceiros não tratam os seus cavalos de forma adequada. Vimos que alguns cavalos comem uma erva retirada do mangue. Alguns que puxam as carroças apresentam estado de magreza e até maus tratos. Entendemos que o poder público também deveria agir junto a Associação dos Carroceiros definindo hora de trabalho e hora de descanso para os cavalos. Por exemplo: cada cavalo deve ter um intervalo de folga entre uma atividade e outra. Basta o poder público agir junto a Associação dos carroceiros que os seus associados irão encontrar uma solução para que os cavalos não trabalhem de forma demasiada.


Um comentário:

  1. Bom dia, gostaríamos de indicação para hospedagem na ilha da princesa. Vocês tem algum hostel para indicar? Viajaremos para passar a virada do ano!

    ResponderExcluir